terça-feira, 20 de agosto de 2013

Malamalismo forçado: cias aéreas low-cost

Um jeito de viajar barato por aqui, e que a gente usa muito, são as companhias aéreas de baixo custo.

As cias conseguem oferecer passagens baratinhas porque, por um punhado de euros, você compra o transporte do seu corpinho e de um único volume pequeno - e só. Tudo mais é cobrado à parte. Quer marcar assento? Você paga. Quer embarcar primeiro? Você paga. Quer despachar bagagem? Você paga. Quer o dinheiro de volta se tiver que cancelar a viagem? Você também paga.

Então o nosso esquema, para aproveitar os preços bons (15 euros! 20 euros!) é ficar no básico e chegar cedo, pra ficar no início da fila de embarque.

Até agora, pagamos de 15 a 30 euros a mais para poder despachar uma mala (de até 15 kg!). Mas, nesse último passeio, resolvemos pegar o boi pelos chifres e encarar o desafio de embarcar com uma única mala de mão de 55cm x 40cm x 20cm e 10 kg para cada um.

Quase 40 dias na estrada e temperaturas que vão de mais de 30º C a menos de 10º C (Alemanha, Polônia, países nórdícos e bálticos). A solução? Camadas - e máquina de lavar.



Dá pra começar de short, blusa de alça e chinelinho e ir acrescentando camiseta, suéter, blazer e cachecol (trocando o short pela calça jeans e o chinelo pelos tênis, claro). Também estão na mala os meus thermals - aquela roupa de baixo justinha, fininha e tecnológica que esquenta que é uma beleza.

Resultado: a mala está pesando 8 kg, mesmo com mochila, netbook e kindle dentro dela (nas cias low-cost, você só embarca com um volume mesmo. Não tem essa de bolsa de mão). Vai dar até para levar um estoquinho de chocolates poloneses. 

3 comentários:

  1. Nossa! Isso está um passo muito longe por enquanto para mim, não sei fazer mala e não levar praticamenteo guarda roupa todo!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu dou risada quando leio em blogs as leitoras desesperadas com o limite de APENAS 64 kilos que os brasileiros têm para viagens... Além disso, blogueiras ensinam a montar uma necessaire BÁSICA com 50 itens. Concordo que fazer mala é uma arte e exige certa manha, mas o povo exagera demais.
    Arrasa na low cost, Lu!
    Beijo,
    Bia Camacho

    ResponderExcluir
  3. Isso se chama LIBERDADE! Parabens, dá-lhe Lud! =)

    Tb fiz isso por necessidade, qdo fiz viagem-mochilão ( que, no meu caso, não merecia o aumentativo...rs) e me senti livre-leve e solta! =)

    www.onebag.com/ que me ensinou! Mesmo viajando fora de low cost, me deu muito maior mobilidade, e adorava o espanto das pessoas qdo me perguntavam onde estava o resto da minha bagagem! =)

    Adorei embarcar no Rio de Janeiro sem fazer check in das malas e ser a primeira a passar pela imigração por lá, pq não tinha mala nenhuma pra esperar! hehe

    ResponderExcluir