sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Ah, mas pra você é fácil!

Acho que quase todo mundo já deve ter ouvido isso. É assim: você toma uma decisão um pouco fora do roteiro e logo vem alguém correndo dizer: ah, mas pra você é fácil!

Largar um monte de vaidades: ah, mas pra você é fácil, porque você é casada!

Não pintar os cabelos brancos/raspar a cabeça: ah, mas pra você é fácil, porque você já tem emprego!

Tirar um sabático: ah, mas pra você é fácil, porque você conseguiu uma licença do trabalho!

Viajar pelo mundo: ah, mas pra você é fácil, porque você não tem filho!

Sem entrar no mérito se é "fácil" ou não, eu sinceramente fico sem reação. Querem que ninguém faça nada, nunca, porque é " fácil"? Ou preferem que a gente desfie um rosário de lamentações pra explicar que na verdade é difícil e que estamos sofrendo muito?

Talvez não seja nada disso, né? Pode ser que o comentário seja feito quando a pessoa está na defensiva, e quer justificar a razão dela mesmo não tomar aquela decisão.

Mas ninguém disse que os outros têm de fazer o que a gente está fazendo, poxa!

Só se acharem que é uma boa ideia. 

28 comentários:

  1. Acho que a última opção é sempre a explicação verdadeira. Se a pessoa se incomoda com o que você faz a ponto de "facilitar" as coisas pra você, é porque está arrumando desculpa pra ela mesma não fazer algo que gostaria e não tem coragem. Ou seja, "pra você é fácil, já pra mim, olha minha vida, bem que eu queria, mas é impossível, coitada de mim". E qualquer um pode cair nessa armadilha de pensar assim, eu mesma caio muito mais do que gostaria...

    Se não for por inveja, não vejo razão pra desmerecer o esforço do outro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que esse tipo de comentário não é bem inveja, tem um pouco a ver com o que a gente é e o que a gente pensa que é. Na teoria, posso achar legal se livrar de todas vaidades, porque a minha autoimagem é de alguém que não liga para isso. Na vida real, eu me importo com isso, então uso a justificativa de que é porque não sou casada, que isso é importante para arrumar namorado, etc, etc.

    Então, como viajar é legal, e, teoricamente, todo mundo gosta disso (tem muito poucas pessoas que assumem que não gostam de viajar), a minha desculpa para não viajar é que não posso tirar licença, não tenho dinheiro, e não porque não gosto, adoro ficar em casa, não suporto avião, etc, etc.

    A vida é feita de opções, e vários desses itens que a Lud citou envolvem opções. É fácil porque você é casada: bem, ser casada envolve abrir mão de várias liberdades, é fácil porque você não tem filho, hoje não ter filho é uma escolha, não um acaso da vida. Não pintar o cabelo é fácil porque você tem emprego: emprego que não caiu do céu, e, às vezes, pode ser muito bom para algumas coisas e ruim para outras. E assim vai, a gente faz opções na vida e isso tem um custo, para o bem e para o mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você :) Cada um tem seus motivos particulares pra fazer ou não as coisas, nem tudo é possível pra todo mundo. Podemos fazer uma lista de motivos pra não fazer algo, se são reais ou meras desculpas não importa muito, o ônus é de cada um. Mas dizer ao outro que pra ele é mais fácil me soa como inveja, sim. Porque não dá pra saber se é fácil mesmo ou se o fato de ser casada/não ter filhos/etc realmente pesou na escolha daquela pessoa como pesa na nossa.

      Por exemplo, eu acho o máximo viajar, mas MORRO de preguiça. Se alguém faz uma viagem que eu gostaria de fazer, não vou dizer que foi porque a pessoa tinha mais dinheiro/mais tempo/menos filhos do que eu... simplesmente fico feliz por ela, sabendo que quando eu quiser fazer também, eu é que tenho que viabilizar a oportunidade, dentro das minhas limitações. Já minha mãe fica até ofendida quando um parente vai pro exterior, por exemplo, como se o outro não tivesse direito de fazer o que bem entender do seu tempo e do seu dinheiro só porque ela não faz o mesmo com o dela. Pra mim isso é inveja, e de algo que minha mãe nunca nem tentou fazer pra saber se realmente é tão difícil assim.

      Talvez eu tenha comentado pensando num caso bastante pessoal (minha mãe) mas no geral vejo que quando a pessoa "facilita" a vida do outro, tem um pouco de mágoa por trás por não poder/querer/conseguir fazer igual.

      Excluir
    2. Renata, tem esse lado também. Até pode ser que seja só inveja mesmo. Eu conheço um caso bem próximo também que parece que o quê as outras pessoas fazem com o seu dinheiro causa uma espécie de ressentimento (completamente sem sentido). Acho que é porque força a pensar na própria vida, de certa forma.

      Eu não acho que passar 3 anos viajando, como a Lud está fazendo, é uma coisa fácil. Não ter mais casa, por exemplo, seria um problema para mim, e não pelas coisas em si, mas por não ter para onde voltar. Eu gosto de viajar, mas mais de 2, 3 semanas já é muito para mim.

      Mas às vezes algumas coisas são mais fáceis mesmo para algumas pessoas, e ainda bem que nem tudo na vida é um vale de lágrimas e sofrimento. Nesse caso, cada um tem que agradecer a sorte e seguir em frente.

      Excluir
    3. Renata e Daniela,
      fico pensando que pode ser um pouco de tudo isso - e também o fato de algumas pessoas sentirem como um "desaforo pessoal" a gente tomar uma decisão que, de alguma maneira, contraria as regrinhas que ela tem na cabeça para uma vida bem-sucedida e feliz.
      Aí ela diz que é fácil como quem diz que é uma atitude superficial e apressada, sabe?

      Excluir
  3. Oi, ótimo o seu blog!!! Me identifico muito! Gostaria de falar com você por e-mail, é possível? Meu e-mail é mattedi@hotmail.com ou mattedinovo@gmail.com . Valeu, abraço Mauro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro,
      escreve pra gente no minimalizo2012@gmail.com!

      Excluir
  4. Na minha experiencia de vida pessoal partilho que eu, sendo de lisboa, tinha sempre a tendencia a dizer "é complicado!". Perguntavam-me se dava pra sair e eu "é complicado", ou se dava pra fazer nao sei o que, e eu "é complicado"... quando vim para o norte tive uma pessoa que me obrigou a não dizer isso lol. foi custoso, pois simplesmente saía, mas me consegui educar e confesso que é algo que eu nem tinha sequer reparado.

    Hoje jamais digo q é complicado, penso exato o contrario. Se algo "parecer complicado" eu nem penso nisso, eu TENTO. não ponho obstaculos nem desculpas.

    No caso do que escreves tenho a certeza que algumas pessoas nem dão conta do mal que estão dizendo quando afirmam "pra ti é facil!!". Em outros casos acredito também que a maioria delas nem sabe o que é realmente ter dificuldades pois passam mais tempo a queixar-se da mais pequena coisa do que propriamente atrair algo positivo em suas vidas.

    Na medida do possivel aconselho-te a tentares "educar" e ajudar essa pessoa, dizer "isso só está atrapalhando mais a tua própria vida", "larga essa mania, esse hábito!". Mas se não resultar ou não for alguem realmente de confiança, então melhor nem fazer mais nada ou és mal interpretada... =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FT, aí é que a capaz da pessoa ter um ataque apoplético, rs.
      Mas você tem razão: se a pessoa é próxima da gente, às vezes é bom dar um toque.

      Excluir
    2. Tentar não custa! Mas sem forçar... =)

      Excluir
  5. Como está na moda dizer: "Não tá fácil pra ninguém!" rs
    Na verdade é aquela velha história, quem quer faz, quem não quer arruma uma desculpa.

    Já me disseram: pra vc é fácil parar de trabalhar pra estudar pra concurso, tem marido pra pagar as contas. Sim isso facilita, mas tb tenho minhas dificuldades, só não fico por aí me lamentando. Prefiro ver o lado bom das coisas e superar os obstáculos.

    Agora se formos confrontar todos os "pra vc é fácil" da vida...viveríamos numa guerra!
    Seguindo seus exemplos acima.
    - É fácil não pintar os cabelos pq já tem emprego: como se tivesse sido bem fácil passar num concurso;
    - É fácil tirar o sábatico pq teve licença do emprego: primeiro pude acompanhar pelo seu blog antigo que a licença não veio tão fácil assim e segundo, a decisão do sabático e de tudo que ele implica está longe de ser fácil;
    - É fácil viajar pq não tem filhos: a decisão de não ter filhos e as implicações disso (pressão familiar e social etc) tb não são nada fáceis.

    Resumindo, TODAS as decisões da nossa vida têm consequências e não são fáceis de serem tomadas, logo o melhor a fazer é ignorar as pessoas acomodadas que não têm coragem de tomar decisões e ficam desvalorizando as decisões e atitudes alheias!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iracema, eu adoro o "quem quer arruma um jeito, quem não quer arruma uma desculpa"!

      O meu marido também parou de trabalhar um tempo para estudar pra concurso (e passou - tô contando pra você ficar animada, rs). Não foi fácil - mas só porque tinha um povo chato achando que na verdade ele estava arrasado de não estar contribuindo para as contas do lar!

      PS: não estava, não.

      Excluir
  6. Rsrsrs...muito chato mesmo isso! A verdade é que quando queremos muito uma coisa ela se torna fácil pra nós... Se a pessoa quisesse mesmo fazer determinada coisa, daria um jeito de fazer, viabilizarias as condições para isso.
    Há muitos exemplos de gente que sai pelo mundo com filhos pequenos, está aí a familia Schurmann pra demonstrar. E tem atrizes famosas que deixaram de pintar os cabelos (falo de atrizes porque são pessoas que vivem de sua imagem).
    Então, quem não faz não é porque não possa, ou porque seja "difícil". É porque estabeleceu outras prioridades. Como diz a Daniela aí em cima: fez outras opções.

    ResponderExcluir
  7. Já tive opiniões contrárias a muita coisa exposta aqui, mas nisso eu concordo totalmente. É muito chato quando alguns subestimam as dificuldades que precisamos enfrentar para chegar a conquistar algo.

    Mas o pior é quando se trata de alguém conhecido e querido: é preciso pisar em ovos para tentar não ferir o ego da pessoa e, ainda assim, se defender dessas acusações tolas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando é alguém conhecido e querido, o desaforo é maior, rs. Porque em tese essa pessoa devia te conhecer e entender, né?

      Excluir
  8. Muito boa idéia esse tema, Lud! =)

    Como diz a canção, "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é"...logo, embora até já tenha pensado isso, considero indelicado dizer, além de ser um tremendo chute pois:

    1.Como estamos dentro do outro pra saber se foi fácil ou difícil?
    2.Chato, muito chato, desmerecer o mérito do outro. ( Ele conseguiu pq foi fácil, certo?! ;-)
    3.Chato, mais chato ainda, me vitimizar, achando que pra mim tudo é mais difícil..."Menina, nem te conto!"rsrs

    E, como diz minha amiga Jussara, no fim das contas "não consigo= não quero"! rs

    Bjks
    3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que gostar de contar miséria, né? Às vez é por um senso meio equivocado de humildade, para não parecer que está contando vantagem.

      Excluir
  9. O que é fácil para você pode não ser para mim...é mais ou menos assim, não é?

    Ou o nome é outro...bem feio, por sinal: inveja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo tem as suas dificuldades, né? E seus momentos em que sentimentos não muito elevados tomam conta...

      Excluir
  10. O que eu mais escuto é que as coisas pra mim são fáceis porque não tenho filhos. Eu acho isso muito chocante, porque muitas vezes parece que as pessoas que me dizem isso morrem de raiva por eu poder ter tempo livre, poder ler, poder dormir até mais tarde. Etc. Algumas ainda dizem, rindo"Espera você ter filho pra você ver uma coisa". Parece que se ressentem de eu não ter filhos e que enxergam seus próprios filhos como um imenso peso, quase como se não se lembrassem dos grandes prazeres que experimentam justamente por ter esses filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, isso acontece mesmo! E aí, se a gente responde: "não se preocupe, não quero ter filhos", a pessoa se lança numa missão pessoal pra te convencer do contrário, rs.

      Excluir
    2. também pendo assim...parece que os filhos são um peso, e querem que os outros também o tenham! Não tem lógica...

      Excluir
  11. É bem isso! Quando a situação acontece na vida do outro, parece fácil, as pessoas tem soluções, explicações e mil e uma coisa para dizer. Só que na verdade, só quem está vivendo sabe o que acontece, tanto as coisas boas quanto as ruins, porque quando a gente faz escolhas na vida, junto vem a responsabilidade e as consequências também, não é? Quando mudamos de cidade por opção, nossos familiares não entenderam, ficaram fazendo várias conjecturas, achando que estávamos com problemas conjugais ou no trabalho, ou que não queríamos viver perto deles. Acho que é uma visão limitada da própria vida, sabe? E no final, tudo se acomoda, porque é uma questão de liberdade de escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia,
      falou tudo: as escolhas são nossas - e as responsabilidades e consequências (boas, ruins, mais ou menos) também.

      Excluir
  12. Realmente ninguém tem nada que ver com a vida dos outros, mas claro que a vida de algumas pessoas é mais fácil que de outras em determinados aspectos. As pessoas me dizem que em relação a emprego foi mais fácil pra mim pois comecei a trabalhar na empresa de minha família. Claro que exige esforço e dedicação, mas claro que foi mais fácil, comecei com algo próprio que tenho de manter, manter algo que funciona é bem mais fácil que começar algo do zero, admito isso. Em contrapartida nunca poderei tirar um ano sabático, pois quem vai tocar a empresa no meu lugar, esse é um luxo mais de funcionário público concursado, fazer o que , é mesmo. Enfim, não é legal as pessoas ficarem se metendo na vida dos outros, cada um com seus problemas, mas não assumir que em determinados assuntos a vida de cada um pode ser "mais fácil "que a do outro também é hipocrisia. E de verdade, de que importa a opinião alheia mesmo?? a não ser que essa pessoa alheia pague seu salário, pouco ou nada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      a gente está falando de decisões meio fora do roteiro, meio impopulares. Aquelas que não são fáceis porque todo mundo mais a sua avó dizem pra preferir o caminho batido. Que exigem um trabalho interior, sabe? Então quando alguém vem e diz "ah, mas pra você é fácil", parece que ela acha que não houve nenhuma reflexão e nenhum esforço na jogada.
      Quanto a não ligar para a opinião alheia, a gente vive em sociedade, né? Se você consegue filtrar as relações sociais e ficar só com a alegria e o incentivo, conta pra gente o segredo (sério, sem ironia).

      Excluir